Quantidade de Páginas visitadas

Assunto : ALUNOS DO 1º C VISITAM PROPRIEDADE DE PRODUÇÃO DE FUMO

Os alunos do 1º C fizeram uma visita técnica em uma propriedade de Fumicultura, localizada em Porto Mendes. Acompanhados da professora Samara Brandão, eles puderam fazer as observações relativas às etapas da produção do fumo, verificando as fases como a semeadura em bandejas e produção das mudas em sistema Floating, por meio de cultivo protegido. Aproveitaram para ver também algumas operações de manejo como a poda e a cultura a campo, além de maquinários utilizados para o plantio, adubação e colheita.

Assunto : O DIA SEGUINTE

Apesar de São Pedro ter jogado contra São João, a festa julina foi realizada com sucesso no Colégio Agrícola. Já estava tudo pronto na noite de 12 de julho, dia que antecedia o evento até que uma forte chuva destruiu grande parte dos trabalhos de arrumação do ambiente onde seria realizada a festa.

Mesas foram reviradas, cadeiras tombadas e toalhas molhadas e espalhadas pela quadra. O painel de apresentação foi ao chão, as bandeirinhas despedaçadas esparramaram pelo chão encharcado. A visão era de fim de festa, de olhar de decepção, talvez momento de adiar, talvez momento de desistir. Porém, a grande família CAET agiu em unidade como qualquer família que, unida, faz a diferença nas adversidades. Como diz o grande Mestre Jesus: um reino unido subsiste.

A família CAET com seus bravos alunos não se intimidaram diante da força da natureza. Na mesma noite foram convocados para fazer a limpeza da quadra. Uma equipe iniciou novamente os recortes de bandeirinhas para deixar prontas para o dia seguinte e as toalhas foram para a lavanderia.

No dia 13, pela manhã, dia da festa, mesmo diante de todo o estragos causados pelo vendaval, os profissionais da escola e os estudantes acreditaram na possibilidade de ocorrer o evento. Arregaçaram as mangas e fizeram um grande mutirão para dar conta da arrumação. Com uma bela demonstração de entusiasmo e muita persistência, o trabalho que iniciou aproximadamente às 7 horas da manhã foi concluído às 8h30, enquanto chegavam os primeiros convidados.

Parabéns aos alunos e profissionais da escola.

Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista

Assunto : COMUNICADO AOS ALUNOS

Assunto : COMUNICADO AOS PROFESSORES

Assunto : FESTA JULINA DO CAET ACONTECE NESTA QUARTA, DIA 13

Será nesta quarta-feira (13), a tradicional festa julina do Colégio Agrícola de Toledo. São várias apresentações típicas do evento de São João. O alunos exibirão diversas performances. Entre elas, a apresentação de uma quadrilha maluca. Os educandos com aptidão para instrumentos musicais vão tocar violão e sanfona. Uma das apresentações será feita por meio de teatro sobre o casamento caipira, com uma história animada para divertir os participantes, sem contar os comes e bebes que serão vendidos durante a festa.

A dança do pau de fitas ou dança das fitas também será mostrada durante o evento. A coreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um mastro central (pau) fincado no chão. O peculiar é que o topo do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade pendente é sustentada por cada dançante. Durante a translação em zigue-zague em torno do fulcro central, as fitas vão sendo trançadas, encurtando a parte pendente até que fique impossível prosseguir. Faz-se após o movimento contrário, destrançando as fitas.

Para esclarecer sobre a dança da quadrilha, será feito um histórico, explicando que ela é uma contradança de origem holandesa com influência portuguesa, da ilha de Açougue, e também inglesa, que teve seu apogeu no século XVIII na França, onde recebeu o nome de “cachoeira”, tornando-se popular nos salões aristocráticos e burgueses do século XVIII em todo o mundo ocidental.

No Brasil, a quadrilha foi originalmente chamada de “Quadrilha de Arraiais”, e era parte das comemorações chamadas de festas juninas. Um animador vai pronunciando frases enquanto os demais participantes, geralmente em casais, se movimentam de acordo com as mesmas, no sentido militar e colonial.












Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito