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VISITA AO SHOW RURAL COOPAVEL TRAZ NOVAS EXPERIÊNCIAS E INOVAÇÕES AOS ALUNOS DO CAET
Na sexta-feira (09), um grupo de alunos do Colégio Agrícola Estadual de Toledo foi visitar as instalações da 30ª Exposição do Show Rural Coopavel (EXPOVEL). Os estudantes estiveram no estande da Federação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do Paraná (FETAEP) e ouviram o discurso do vice-presidente da federação, Marcos Junior Brambilla.

A agente administrativa, Edna Fonseca, acompanhou os educandos no estande enquanto eles permaneceram no espaço da FETAEP. A maioria dos alunos é do 3º ano e tiveram a oportunidade de participar do maior evento do gênero da agricultura do Paraná.

Brambilla, que também é Secretário de Políticas Agrícolas, falou sobre várias experiências do setor e o que se espera com essa grande exposição. “Nós trouxemos agricultores de várias regiões do Estado com o foco na busca de conhecimentos e inovações para melhorar nossa produção na agricultura familiar”, explica o secretário.

A participação do Colégio Agrícola no Show Rural de Cascavel é uma das muitas oportunidades que a escola tem de levar seus alunos para conhecer e adquirir conhecimentos sobre as inovações e ter novas experiências, acrescentando saberes científicos e práticos na vida dos futuros técnicos em Agropecuária.



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COLÉGIO AGRÍCOLA ORIENTA OS PAIS E ALUNOS PARA O INÍCIO DAS AULAS
A volta às aulas ocorre na próxima segunda-feira, dia 19. Nesta época ocorrem algumas dúvidas por parte dos novos alunos que irão estudar no Colégio Agrícola de Toledo. A escola informa aos pais e alunos que desde o primeiro dia de aula é necessário o uso do uniforme oficial do colégio (calça, camiseta e/ou bermuda), conforme ficou acertado em reunião ocorrida no final de 2017. Além da obrigatoriedade do uniforme para as aulas teóricas, também é exigido a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as aulas práticas.

As aulas iniciam às 08 horas da manhã e têm um intervalo das 9h40 às 9h55; almoço: 12h25 às 13h30; Intervalo: 15h10 às 15h30. Às aulas terminam 17h10.

No dia 23 de fevereiro (sexta-feira), haverá uma reunião com todos os pais para discutir acerca da eleição da nova diretoria da APMF e Conselho Escolar. Na pauta também têm assuntos relacionados aos alunos dos 2º e 3º anos alojados na escola.

LISTA MATERIAIS 2018


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2ª CHAMADA


SEGUE ABAIXO OS ALUNOS CLASSIFICADOS NA 2ª CHAMADA PARA REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA

***SEM ALOJAMENTO***



DATA: 22/12/2017

HORÁRIO: 08HS-12HS / 13HS-16HS

RESPONSÁVEL APRESENTAR DOCUMENTO PESSOAL



Nª INSC         NOME CANDIDATO(A)

41              Alex R. Hoffmann

221            Ana Carolina M. da Silva

240            Andriel H. Kappes

27              Brayan L.C.Santos

244            Bruna E. Fiorini da Silva

229            Eduardo A. Rodrigues Gonçalves

236            Eliseu O. Hubner

119            Felipe Balsan

16              Felipe Pontes Chechelaky

234            Gabriel S. Frandoloso

48              Guilherme Emanuel Gonçalves

146            Gustavo H. Schneider

111            João Pedro Rizzato de Oliveira

187            Kauane Martins do Nascimento

206            Micaely F. Gross

159            Otniel Henrique da Silva dos Santos

56              Pâmela Cristina Kaefer

49              Paulo Henrique D. Andrade


RESULTADO FINAL 2017


RESULTADO FINAL DOS ALUNOS DE 2017


AS PLANILHAS ESTÃO SEPARADAS POR TURMAS


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Desejamos a todos um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!!!

CALENDÁRIO 2018

 


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MATRÍCULAS PARA 1º ANO - 2018

 


MATRÍCULAS PARA OS ALUNOS QUE INICIARÃO NO 1º ANO DO CURSO DE TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA, INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, PERÍODO INTEGRAL DE 2018


ALUNOS COM ALOJAMENTO


 

DIA: 19/12/17, ÀS 13HS E 30MIN

LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

• DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA DA ESCOLA ATUAL DO(A) ALUNO(A);

• CÓPIA CONTA DE LUZ (COPEL) ATUALIZADA;

• IDENTIDADE DO RESPONSÁVEL.

• CONTRIBUIÇÃO APMF MATRÍCULA: R$ 90,00

• CONTRIBUIÇÃO APMF ALOJAMENTO: R$ 100,00



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ALUNOS SEM ALOJAMENTO




DIA: 20/12/17, ÀS 13HS E 30MIN

LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

• DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA DA ESCOLA ATUAL DO(A) ALUNO(A);

• CÓPIA CONTA DE LUZ (COPEL) ATUALIZADA;

• IDENTIDADE DO RESPONSÁVEL.

• CONTRIBUIÇÃO APMF MATRÍCULA: R$ 90,00



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FECHAMENTO DOS TRABALHOS DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR TRAZ ATRAÇÕES DE HIP-HOP E CAPOEIRA AO COLÉGIO AGRÍCOLA
Na Semana da Consciência Negra, a Equipe Multidisciplinar do Colégio Agrícola programou algumas apresentações e exposições que fazem parte das atividades da programação da equipe. O professor de arte, Carlos Juscimar, com o auxílio do professor William Tesoni e Roberto Crepaldi, produziram com os alunos dos 2º e 3º anos pinturas em telas que retratam a etnia africana e também a indígena. Além das obras de arte em tela, a equipe apresentou um prato típico da África do Sul chamado Koeksisters. Os alunos, professores e funcionários degustaram o doce. Ele é tradicional no país, muito servido como sobremesa; é de aparência simples, comumente servido em eventos informais e pode ser encontrado facilmente. A ideia de preparar esse alimento veio do aluno Angel Lucas da Silva do 1º ano C.


A professora Ieda Risse ensaiou com os alunos do 2º ano B um jogral com a música Terra Seca da cantora Ângela Maria.


Um dos momentos mais ativos das apresentações foram a exibição dos grupos de Capoeira e de Hip-Hop. O professor Carlos Juscimar convidou o capoeirista Cleverson, conhecido como Pépe, que trouxe junto seu grupo de capoeiristas mirins. Todos os pequenos esportistas que fazem parte da equipe Kauande Capoeira são da Unidade Social São Francisco. Os capoeiristas mostraram o gingado próprios desta arte marcial.


O grupo 5ª Essência Fetter Company que conta com 30 componentes também participaram. Os dançarinos Matheus Martins e Fernanda Fetter deram um show dançando com os alunos da escola. Os estudantes também prestigiaram a performance da dupla que fez uma apresentação conjunta no final de suas participações. A companhia de dança 5ª Essência tem projetos com instituições educacionais públicas e com a Escola Arte e Música de Toledo.


Essas atividades fecharam os trabalhos da Equipe Multidisciplinar que neste ano teve como coordenadora a professora Marisa Terezinha Follmann.




CONSTRUÇÃO DE MAQUETES REFORÇA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS
A área rural é o principal ambiente de aprendizagem dos alunos do curso em Agropecuária; é o foco da formação no Colégio Agrícola de Toledo. Aprender as características, o funcionamento, o relevo, os recursos hídricos, os meios produtivos e os problemas ambientais, entre outras questões ligadas à zona rural foi sistematizado por meio de confecções de maquetes desses ambientes.

O professor Vadim Della Torre, que leciona Geografia, cobrou a atividade dos alunos das primeiras séries do Ensino Médio que tiveram a missão de construírem uma representação de uma área rural com exposições sobre as particularidades das propriedades rurais.

Com o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas. Muitas destas fábricas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de utilizados são geralmente deitados fora. Os rios e lagos servem como locais de depósito para esses produtos. Esses problemas também foram expostos pelos estudantes. Nas maquetes, os educandos representaram o crescimento urbano, a poluição das águas, do ar e do solo, a devastação de florestas e o desmatamento, assim como a falta de cuidados com as matas ciliares e assoreamento do rios.

Uma das propostas do professor Vadim foi que os alunos respondessem algumas perguntas feitas pelos professores visitantes que estiveram na exposição. Os estudantes conseguiram responder claramente às questões, demonstrando a eficiência da metodologia.

Trabalhar com os alunos utilizando maquetes é uma forma de reforçar o conteúdo. A atividade, além de facilitar a memorização do assunto deu a oportunidade da prática criativa e interativa entre os componentes dos grupos. À medida que explicavam o que haviam aprendido, também assimilavam novas informações com as exposições dos colegas.


 


SEGUNDO SIMULADO DA BRIGADA ESCOLAR DO CAET FOI REALIZADO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 13
O segundo treinamento da Brigada Escolar do Colégio Agrícola ocorreu nesta segunda-feira (13). A simulação para preparar a comunidade interna da escola caso haja uma eventual necessidade é uma exigência da Defesa Civil. Oferecido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, em parceria com a Defesa Civil, visa a capacitação de profissionais da educação para a atuação em situações de emergência e riscos nas escolas.

A simulação aconteceu no período da tarde, a partir das 15h40. Depois do primeiro treinamento ocorrido em abril deste ano, os professores, funcionários e alunos já estavam bem cientes acerca dos procedimentos. O professor William Tesoni Barros e o Agente II, Roberto Crepaldi Dias, junto com as diretoras Simone Fávaro da Silva e Marisa Terezinha Follmann, organizaram o Plano de Fuga utilizando o Mapa de Fuga da escola e seguindo os mesmos critérios adotados no primeiro treinamento. O resultado foi um sucesso: o tempo que os alunos e equipe levaram para se deslocar até o Ponto de Encontro foi de 05 minutos.

No ponto de Encontro, os professores fizeram a chamada e todos estavam presentes, conforme o esperado. As capacitações das Brigadas Escolares são descentralizadas e organizadas pela Coordenação Regional do Programa, e atendem representantes de cada escola do seu núcleo de origem.




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CAET MARCA A PRIMEIRA REUNIÃO COM OS PROVÁVEIS ALUNOS DE 2018
No próximo dia 10 de novembro, a direção do Colégio Agrícola convoca a todos os inscritos candidatos a estudar no CAET a comparecerem na escola. De acordo com a equipe pedagógica, a reunião tem a finalidade de repassar informações importantes aos pais e também aos novos alunos sobre as peculiaridades da fazenda-escola, levando as primeiras orientações sobre as regras de condutas a serem respeitadas pelos alunos e conduzidas pela equipe da escola.


A reunião será realizada em dois momentos: de manhã, com início às 10 horas e à tarde, a partir das 14 horas. A participação de todos os novos alunos e seus responsáveis é obrigatória, já que é neste momento que as informações são repassadas de modo coletivo e nivelado todos os conhecimentos acerca do modo de trabalhar da escola e dos procedimentos adequados dos alunos.


Na pauta que será tratada durante a reunião tem itens como Matriz Curricular, Nova Avaliação, Regimento do Internato e Calendário Escolar. Isso demonstra a importância da participação de todos, a fim de que saibam antecipadamente quais são os direitos, deveres e obrigações e, assim, possam analisar se a matrícula no Colégio Agrícola é a melhor opção.


O atendimento dos participantes será pela ordem de inscrição. Os 125 primeiros inscritos participarão no período da manhã; os demais, à tarde.


 







INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 08 DE NOVEMBRO

FICHAS DE INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI


As inscrições ocorrerão do dia 02 de outubro a 08 de novembro. Os interessados em estudar no Colégio Agrícola devem procurar a secretaria da escola a partir do dia 02 e efetuar sua inscrição.

Para isso, é obrigatório trazer a Ficha de Inscrição (anexo I); Ficha de Pontuação (anexo II); Declaração para alunos em curso, constando as notas (anexo III) Termo de Ciência e Compromisso (anexo IV) e Ficha de Solicitação de Ingresso no Internato (anexo V).

Esses anexos devem vir preenchidos juntamente com o Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental ou uma declaração de que está concluindo o 9º ano. Além desses documentos, é necessários trazer a certidão de nascimento, comprovante de residência (talão da Copel), comprovante de renda e RG e CPF do candidato e dos responsáveis.

Todos esses documentos devem ser entregues no ato da inscrição. O aluno deve imprimir a Declaração de Notas (anexo III) e levar até a escola onde estuda, solicitando as notas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências dos 6º, 7º e 8º anos.

Após o processo de inscrições e avaliação das documentações, os alunos serão convocados para uma entrevista que irá ocorrer entre os dias 16 de outubro a 01 de novembro. Para as próximas etapas, fiquem atentos ao site e ao Facebook. As fichas e declarações (ANEXOS) estarão disponíveis para impressão a partir do dia 27 de setembro.



EM CASO DE DÚVIDAS, LIGAR PARA O (45) 3278-1956.

MOSTRA DE COMPOSTAGEM É EXPOSTA PARA PAIS DE ALUNOS DO CAET E PARA EDUCADORES DA FAG

Os procedimentos para a produção de adubo orgânico e a importância dele para o produtor rural foram o tema do Dia de Campo no Colégio Agrícola de Toledo. O evento é um dos mais marcantes que ocorrem na escola durante o ano. O professor Gerson Boff, organizador da atividade junto com os alunos dos 2º alunos, trabalhou com a produção por meio do processo de compostagem.


O Dia de Campo com a demonstração da compostagem ocorreu em dois períodos. Para o dia 28, foram convidados os pais dos estudantes para assistirem a apresentação no auditório da escola. Os estudantes do projeto expuseram como foram feitas as camadas de compostagem e explicaram o que aprenderam durante essa atividade. A preparação do terreno, que começou em agosto, tomou forma nesta semana com a finalização da estrutura e das pilhas de compostagem.

No dia 29, foi a vez dos alunos receberem a visita dos convidados da Faculdade Assis Gurgacz, parceira da escola em alguns eventos. Para que os alunos tivessem mais conhecimento sobre o processo deste tipo de reciclagem de produtos orgânicos, o professor Gerson Boff convidou o agrônomo PhD Renato Cassol de Oliveira, professor dos cursos de Ciências Biológicas e de Agronomia da FAG, além de outros educadores que acompanharam o especialista, como a coordenadora de Agronomia, Ana Paula Simonetti.

Assim como os pais, os profissionais da FAG também foram ver a compostagem. Renato Cassol deu uma aula no campo, explicando as fases da produção e falando sobre os resíduos orgânicos e as transformações químicas que ocorrem durante o processo.

O Colégio Agrícola agradece a todos os participantes que visitaram o projeto. A diretora Simone Fávaro também agradece o empenho do professor Gerson e dos alunos do 2º anos pelo trabalho.
ALUNOS DO PROEMI CONHECEM LABORATÓRIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA FAG
Na tarde de terça-feira (26), os alunos que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) fizeram uma visita técnica ao Centro Universitário FAG. Os professores do projeto, Edna Fonseca e Roberto Crepaldi Dias, levaram os estudantes para conhecer os laboratórios de TV, Rádio e de Fotografia da faculdade.


A atividade teve como objetivo oportunizar aos educandos o contato com os meios de produção audiovisual existentes nos setores que trabalham com essas ferramentas. Para os professores do PROEMI, essa proximidade com a área é importante para eles. “Esses alunos estão participando de um curso de comunicação, cultura digital e uso das mídias propostas pelo Ensino Médio Inovador, e essa visita facilita a compreensão do conteúdo”, diz o jornalista Crepaldi.


O Coordenador do Curso de Comunicação Social da FAG, Lougan Manzke, falou sobre os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, explicando e tirando dúvidas sobre essas profissões. Manzke mostrou todos os laboratórios ligados à Comunicação Social, inclusive o de fotografia, onde os alunos tiveram acesso às informações sobre antiga técnica de revelação.


 



CAET REALIZA A PRIMEIRA SIMULAÇÃO DO PLANO DE ABANDONO DA BRIGADA ESCOLAR DE 2017
A simulação geral do plano de abandono do Colégio Agrícola foi realizada na quinta-feira, dia 27 de abril. Depois de vários treinamentos com os funcionários, professores e alunos, os brigadistas escolares do Colégio Agrícola de Toledo, William Antonio Tesoni Barros, Roberto Crepaldi Dias, Ieda Risse Konzen, Marisa Terezinha Follmann, Simone Aparecida Fávado da Silva e demais colaboradores da brigada organizaram o plano de abandono com toda a equipe da escola e alunos, considerando os pontos de riscos e a trajetória a ser percorrida por todos, até ao ponto de encontro na quadra do colégio.

A organização de como seria realizada a evacuação foi feito por meio de reuniões em separado com os funcionários, professores e alunos.

Com as disposição prévia da equipe de pátio, o alarme foi acionado. Assim, os funcionários e os alunos com seus respectivos professores se dirigiram ao ponto de encontro seguindo a orientação do pessoal designado nesta função.

Ao chegar ao ponto de encontro, a equipe responsável deu as orientações para a organização das turmas no interior da quadra de esportes. Os professores das turmas fizeram a chamada para a verificação se todos estavam presentes e em segurança.

Agora, uma nova simulação está marcada para o treinamento de evacuação dos alunos alojados na escola. Além disso, os responsáveis na brigada escolar, vão agendar um treinamento de primeiros socorros com profissionais da área para preparar a equipe de brigadistas para outras situações de riscos como picadas de cobras, cortes, ataques epiléticos, convulsões, fraturas e outros riscos aos quais os alunos e equipe de educadores podem, eventualmente, estar expostos.



Por Roberto Crepaldi Dias - Jornalista















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